Acesso a Internet via Rede Elétrica

domingo, 14 de junho de 2009


Há atualmente diversas formas de obter acesso a internet, onde a mais utilizada e comum no Brasil é através da linha telefônica, tendo dois tipos ADSL (Banda Larga) e discada, mas contamos também com sinais via a rádio e a cabo.

Mas a novidade em relação ao acesso a internet é receber o sinal através da tomada de eletricidade, ou melhor, através da rede elétrica que já está sendo testada para disponibilização em todo o Brasil. Mas para você que nunca tinha visto falar desta possibilidade, saiba um pouco mais.

Sendo testada desde 2007 em São Paulo e em outras cidades brasileiras, o acesso a internet via rede elétrica está obtendo resultados animadores para que seja realmente implantado este novo recurso, isto é, que sai do papel e funcione em todo o território nacional. Algumas dúvidas sempre surgem em relação a novidades ou dispositivo desconhecido não sendo diferente para com o acesso a internet via rede elétrica. Então, veja algumas perguntas e dúvidas freqüentes em relação a este recurso:

Como receberei o sinal da rede de internet em minha residência?



É simples, será necessária a compra de um modem conversor de sinais para ser inserido em sua tomada de rede elétrica, onde o mesmo possui uma conexão para o cabo de rede para seu computador ter conexão a internet, isto é, enquanto o seu computador utiliza esta tomada a mesma terá utilização exclusiva para seu computador. Outra possibilidade, mas ainda não homologada pela ANATEL, é a instalação de um equipamento semelhante nos transformadores dos postes, isto é, facilitará muito mais para o usuário da internet, onde elimina a necessidade de adquirir o modem conversor de sinais, pois assim todas as residências atendidas por esse transformador passam a receber o sinal. Lembrando que cada modem terá seu próprio endereço para ser definida variáveis de conexão, como por exemplo, a velocidade.

Qual a velocidade de conexão disponibilizada pela rede elétrica?
Segundos os pesquisadores que estão realizando estes testes, a velocidade em determinadas tomadas da residência varia, chegando aos 200Mbps.

Ocorre algum tipo de interferência entre a rede elétrica e o sinal da internet?
De acordo com os resultados apresentados, ocorre sim uma pequena interferência no desempenho do sistema, sendo que não é um problema que comprometa o mesmo, pois com a utilização de um bom filtro, o problema é senado.

Mesmo sendo um recurso muito interessante é necessário analisar os motivos técnicos que impeçam com o mesmo funcione na prática, isto é, é preciso saber se a tecnologia é realmente viável. Veja alguns motivos que retarda a utilização do acesso a internet via rede elétrica:
-Os fios de eletricidade utilizam o encapamento plástico que absorve sinais de alta freqüência, onde isto impede que os cabos da rede elétrica sejam utilizados para transmissões de dados de alta velocidade em longa distância.
-Funcionando como ‘antena’, os fios da rede elétrica fazem com que os dados transmitidos gerem ruídos eletromagnéticos, ou melhor, interferência, portanto, a transmissão de dados via rede elétrica gerará interferência em sintonizadores de FM e AM, aparelhos televisivos e outros semelhantes, onde corrompe os dados transmitidos via rede elétrica.
-As interferências causadas por eletrodomésticos como aspiradores de pó, microondas, liquidificadores, máquinas de lavar, aspiradores de pós e outros interferem na transmissão de dados.
-Há muitas variações quando colocamos em questão a carga de rede elétrica, onde cria diversos pontos de reflexão de sinal na rede que conseqüentemente desenvolve muito ‘eco’ do sinal transmitido, podendo até por corrompê-los.
-Os atuais transformadores e relógios medidores usados na rede elétrica simplesmente bloqueiam sinais de alta freqüência, impedindo a transmissão de dados.

Torçamos para que esta tecnologia dê certo no Brasil, pois na Europa há mais de 20 companhias elétricas que realizaram diferentes tipos de testes com a tecnologia de Internet via rede elétrica, e todas estão chegando aos mesmos resultados, é inviável.

0 comentários: