Anatel publica regulamento para internet via rede elétrica

domingo, 14 de junho de 2009


Foi publicada em 13 abril, segunda-feira, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à medida que aprova o Regulamento em relação as Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica (BPL) no País. De acordo com a Resolução 527, que libera a adoção da nova tecnologia de internet com critérios técnicos definidos para o oferecimento do serviço através de transmissão de dados utilizando radiofreqüência na faixa entre 1.705 kHz e 50MHz.

O sistema BPL será oferecido através da instalação de um modem feito com chips de silício, desenvolvido por empresas de equipamentos tecnológicos. Por cabos ligados à tomada com o formato de um plug, o aparelho irá conectar a rede elétrica ao computador, meio pelo qual será disponibilizado o acesso à web com velocidade de cerca de 200Mbps e por onde o BPL irá receber os dados informáticos.

Este modem conversor deverá ser ligado a tomada e, a partir disso, terá acesso à internet no seu computador pela captação de dados repassados pela rede elétrica, sendo que será possível sua conexão em qualquer tomada residencial que forneça energia elétrica para que seja possível obter acesso a internet.

O custo para a utilização desta tecnologia ainda não está definido, sendo que depende da adesão ao produto e do interesse de fabricantes e, prestadoras em oferecer a tecnologia, a internet via rede elétrica deverá ter, entretanto, deverá obter uma preço semelhante aos das assinaturas atuais de acesso a internet, sendo que segundo a Anatel a nova tecnologia também será utilizada como uma competição dentre as outras formas de acesso a internet, fazendo que os consumidores ganhem com isso, ou melhor, preços baixos.

Como certeza um dos fatores que facilitam a utilização deste novo acesso a internet é que possuir rede eletrônica, eliminando a necessidade de obter linha telefônica para navegar no mundo virtual. Lembrando que deverá ser utilizado o modem que tem a função de converter o sinal no sistema BPL, que deverão possuir a certificação reconhecida pela Anatel.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mesma disponibilizará prestação do serviço elétrico, sendo que as empresas interessadas em prestar serviços de internet em sistema de BPL, deverão se apresentar à Anatel, no mínimo 30 dias antes do início de suas operações, informações referentes à criação e à manutenção de uma base de dados pública, pois até o dia 11 de maio será realizada uma consulta pública sobre o interesse em prestação de serviços de banda larga pela rede elétrica, e para que no dia 13 de maio, seja agendada uma reunião da Aneel, em Brasília, para a regulamentação final.

Anatel já aprovou regulamento sobre a nova conexão a inteernet, onde com tecnologia, as empresas de energia elétrica poderão entrar no mercado, isto é, brevemente as empresas de telecomunicações terão como concorrentes as companhias de energia elétrica na venda de pacotes de Banda Larga, mais especificamente nas tecnologias PLC (Power Line Communication) ou/e BPL (Broadband over Power Line), que são utilizadas para realizar a transmissão de sinal da internet através da rede elétrica.

Para se ter uma idéia, na Espanha esta tecnologia já está sendo disponibilizada desde setembro de 2003 pelas companhias de energia elétrica Iberdrola e a Endesa, sendo que no Brasil foi aprovado recentemente pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)o regulamento que permite que as companhias de energia elétrica comercializem o serviço no país, mas a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) faz consulta pública sobre o assunto até o dia 11 de maio e também dia 13 de maio, quando haverá reunião na própria Aneel, na capital do país, em Brasília. Somente após esta data é que será redigida a regulamentação e, segundo a própria agência, não há previsão de quando a regulamentação ficará pronta.

Até lá, tanto as agências de telecomunicação quanto as companhias de energia elétrica não podem comercializar o PLC, sendo que mesmo ainda estando proibido sua utilização muitas empresas já estão interessadas nesta nova tecnologia, como a Copel(Companhia Paranaense de Energia), Eletropaulo, Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Escelsa (Espírito Santo Centrais Elétricas), CELG (Companhia Energética de Goiás) e Light.

Segundo especialistas envolvidos nesta nova tecnologia de acesso a internet, para as empresas de telecomunicação esta novidade não precisa ser encarada como uma competição no mercado, isto é, é considerada como um complementação para que todos no país obtenham acesso a internet, ou melhor, não exclui as outras tecnologias e oferece a alternativa para as regiões que não têm internet.

Funcionamento

PLC
O PLC se utiliza do mesmo meio físico que a rede elétrica, entretanto, de maneira independente podem de operar de maneira simultaneamente os sinais. Por conta disso, o custo do serviço também deve ser faturado separadamente, sendo que segundo a Anatel haverá um redução de custo em relação ao acesso a internet. É conhecido também como Power Line Comunication, um recurso utilizado para o transporte de dados sobre um condutor usado para transmissão de energia elétrica, sendo que realiza o envio e recebimento de informações sobre linhas elétricas oferedendo consequentemente a cesso à Internet.

Vantagens do uso da PLC
Uma das grandes vantagens do uso da PLC é que, por utilizar a rede de energia elétrica, qualquer "ponto de energia" pode se tornar um ponto de rede, ou seja, só é preciso plugar o equipamento de conectividade (que normalmente é um modem) na tomada, e pode-se utilizar a rede de dados. Além disso, a tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar a até 200Mbps em faixas freqüência de 1,7Mhz a 30Mhz.

Desvantagens do uso da PLC
Uma das grandes desvantagens do uso da PLC (ou BPL), é que qualquer "ponto de energia" pode se tornar um ponto de interferência, ou seja, todos os outros equipamentos que utilizam radiofreqüência, como receptores de rádio, telefones sem fio, alguns tipos de interfone e, dependendo da situação, até televisores, podem sofrer interferência. A tecnologia usa a faixa de freqüências de 1,7MHz a 30MHz, com espalhamento de harmônicos até freqüências mais altas. Outra desvantagem é o facto de ser half-duplex sem esquecer que é um sistema de banda partilhada. Estas duas características fazem com que o débito seja reduzido em comparação com outras tecnologias. Em alguns países, existem movimentos e ações judiciais contra a sua instalação.

BPL
É conhecido também como Power Line Comunication, um recurso utilizado para o transporte de dados sobre um condutor usado para transmissão de energia elétrica, sendo que realiza o envio e recebimento de informações sobre linhas elétricas oferecendo consequentemente a cesso à Internet. Para obter acesso a internet Banda Larga através das linhas elétricas BPL, o computador ou qualquer outro dispositivo precisaria apenas de um plug BPL "modem" em qualquer tomada de sua residência. o BPL pode oferecer benefícios mais regular por cabo ou DSL ligações graças a ampla infra-estrutura já disponível para permitir que as pessoas em locais remotos acessem à Internet.

0 comentários: