Testes realizados no Brasil com Internet via rede elétrica

domingo, 14 de junho de 2009

Em relação aos testes que estão sendo realizados no Brasil, a empresa de telecomunicações Copel, obtêm a principio um projeto com 300 domicílios de Santo Antonio da Platina, no Paraná, com avaliação do funcionamento do PLC (Power Line Communications), tecnologia que possibilita a transmissão do sinal da internet via rede elétrica. E segundo a companhia paranaense, o serviço ainda não pode ser comercializado porque a Aneel ainda não redigiu regulamentação e só após um ano, quando os resultados dos testes ficarem prontos, é que a Copel poderá comercializar a tecnologia.

A grande vantagem para o consumidor é que o PLC será cobrado pela quantidade de uso, assim como hoje ocorre com a cobrança de energia elétrica. Isso pode representar uma redução de até 50% em relação ao preço da internet convencional.

A novidade que vai beneficiará milhares de pessoas, já foi aprovado pela Anatel para que o serviço de internet Banda Larga via rede elétrica, onde expectativas até o fim do ano será a tecnologia estará disponível para os principais estados do país.

A nova tecnologia promete oferecer o serviço de internet através da rede elétrica, facilitando à vida de várias pessoas que não tem acesso a conexão via telefone, isto é, permitirá que qualquer pessoa tenha acesso a internet, basta ter energia elétrica e uma espécie de modem conversor ligado a tomada.

0 comentários: